A Equipe da Esperança – Voluntários da Santa Casa foi instituída em 10 de setembro de 1993, pela Senhora Maria Aparecida D’Avila, Voluntária Honorária, na época Presidente desta instituição, com o objetivo inicial de auxiliar aos pacientes em suas necessidades básicas de higiene e visitá-los.

Equipe da Esperança – Voluntários da Santa Casa é pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e esta cadastrada e registrada no Ministério da Justiça, como OSCIP.

É entidade filantrópica de exclusivo atendimento aos pacientes internados na Santa Casa e também seus familiares; sendo a clientela atendida nesta instituição hospitalar a população desta Capital, das cidades, estados vizinhos e ainda países fronteiriços.

Possui voluntários dos mais diversos segmentos profissionais, religiosos e leigos; com o objetivo de contribuir com os profissionais da instituição no cuidado aos pacientes internados e seus familiares para o bem estar físico, social, emocional e espiritual, interagindo com o processo contínuo de humanização hospitalar.

O nosso trabalho é desenvolvido pela liberalidade e solidariedade dos sócios participantes, contribuintes e parceiros da sociedade. As ações são diárias com atendimentos leito a leito aos pacientes e acompanhantes; acolhimento dos visitantes; doações de materiais; atividades diferenciadas nos setores como: música, teatro, contadores de estória, grupos de apoio com atividades como bordado e origami.